segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Narradores de Javé"

  Em uma sociedade tão competitiva como a nossa é muito importante as pessoas serem letradas. O filme "Narradores de Javé" retrata isso em uma situação na qual um certo povo depende da escrita para salvar sua cidade, que está correndo perigo de ser inundada por uma represa que será construída ali perto. É abordado claramente em algumas cenas como a alfabetização acaba fazendo falta no dia-a-dia dos cidadãos, no caso do filme apenas um dos moradores da cidade sabia escrever, Antonio Biá. Ele ficou encarregado de escrever um fato histórico da cidade que serviria como recurso para salvar a cidade.
  Mas Biá acabou falhando em sua tarefa pois não conseguiu recolher informações, com o povo, que se interligavam. Então ele concluiu que não era possível escrever o fato histórico e a cidade acabou sendo alagada.
 A história não acabou muito agradável mas muitas vezes em nossa sociedade acabam acontecendo fatos parecidos, claro que não tão importantes como salvar uma cidade, mas de não sabermos como usar a linguagem a nosso favor.

Um comentário:

  1. Filme muito bom, mostra a realidade de muitos brasileiros. Muito boa descrição, parabéns!

    ResponderExcluir