segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Fundação Liberato

 A Fundação Liberato é uma escola técnica que exige muito esforço e estudo dos alunos.
 Para entrar nesta escola é preciso estudo e muita leitura de um livro solicitado. Nos primeiros dias de aula "bixos", como são chamados os estudantes do primeiro ano, são vítimas de pequenos trotes dos estudantes mais antigos, normalmente pinturas no rosto (desenhos de corações e escrita do nome do curso), mas tudo com limites , sendo apenas brincadeiras.  
 A escola tem quatro cursos técnicos diurnos, nos quais estão incluídos o ensino médio, eles são: Eletrotécnica, Química, Mecânica e Eletrônica. 
 A escola, à noite, ainda oferece, além dos cursos diurnos, os cursos de: Mecânica Automotiva, Design, Segurança do Trabalho e Informática para Internet. Todos eles para quem já concluiu o ensino médio.
 A maior gincana do Rio Grande do Sul acontece aqui entre os cursos diurnos e conta com a participação de diversas pessoas da região. As equipes normalmente têm apoio de grupos de fora da escola que contribuem na realização de tarefas. Neste ano de 2013 foram proibidos estes apoios pelo acontecido do ano passado, uma briga envolvendo alguns cursos.
 Os nomes das equipes da escola são: Trio Eletro (Eletrotécnica), TNT (Química), Máfia da Graxa (Mecânica) e Atropelando (Eletrônica). Sendo a Trio Eletro a maior vencedora, com seis títulos.
  Muitos alunos fazem projetos para a Feicit, que é uma feira interna da escola, se estes projetos são interessantes e bem feitos podem ir para a Mostratec que é uma grande feira de ciência e tecnologia que tem como objetivo apresentar trabalhos de jovens cientistas. Esta feira também é organizada pela Liberato e conta com a participação de aproximadamente 350 projetos de pesquisa do Brasil e de outros países.
 Na fundação há várias competições esportivas e culturais que visam tanto o trabalho em grupo como o bem-estar dos alunos. 
 A escola é bastante exigente, mas é muito legal, você tem um maior convívio com as pessoas, faz novos amigos.

4 comentários:

  1. A vida é feita de mudanças, quando entramos na Liberato fizemos uma escolha que nunca nos arrependeremos. Como diz o lema da escola : Uma escolha, um caminho, um futuro...
    Muito Legal sua postagem. Parabéns!

    ResponderExcluir